sábado, 13 de agosto de 2016

Formação do superego e a Função Social da Escola (WebArtigos)



Autora:
Hellen C. Q. de Freitas
 
O referido texto pretende abordar a questão da importância da fase de latência para a construção da personalidade do individuo, principalmente, quanto ao fato de constituir o momento da formação do superego, ou seja, introdução a autoridade das convenções socais na vida da criança. 
É um esboço de um apanhado que é ainda mais rico de detalhes importantes, neste caso para se conhecer as características infantis na passagem por essa fase psicossexual. 
Também se pretende tratar da importância dos adultos que participam da vida de uma criança nesta fase, reconhecer tais características a fim de auxiliá-las a construir-se, enquanto personalidade, sem prejuízos (fixações, etc.) ou com o máximo de estrutura possível dentro de suas condições sem interferências negativas/traumáticas advindas do relacionamento com pais, familiares irmãos mais velhos e professores, neste sentindo a pesquisa no cerne deste artigo ainda esta sendo construída, mas há o que se possa discutir e contribuir neste sentido no referido artigo.
- CONCLUSÃO

A escola tem uma importância evidente quanto a estruturação da vida profissional de uma pessoa, isto é, principalmente o nível de instrução é percebido como determinante para se conseguir uma boa remuneração. Em todo caso, é preciso ampliar esta visão a fim de se considerar a inestimável importância da escola para a vida da pessoa.
Nesse cenário, vários estudiosos de alguma forma tocam na questão da repercussão da escolarização para a maneira como cada um construirá sua infância, adolescência, juventude, maturidade e velhice.
A partir da consideração da relevância da concepção psicanalítica de desenvolvimento psicossexual desde a infância, apareceu a possibilidade de correlacionar aspectos desse desenvolvimento que podem ser potencializados e explorados de maneira satisfatória na escola, como espaço privilegiado de sociabilização.

REFERÊNCIAS
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 70-84.

D?ANDREA, Flávio Fortes. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodramático. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A.: 1987. p. 78 à 82.

FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade. São Paulo: HARBRA, 1986. p. 2 ? 40.

REIS, Alberto Olavo Adivincula; MAGALHÃES, Lucia Maria Azevedo; GONÇALVES, Waldir L. Teorias da personalidade em Freud, Reich e Jung. São Paulo: EPU, 1984. p. 40-41.

SILVA, Maria Cecília Pereira da (org.). Sexualidade começa na infância. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. p. 51 à 72.
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Observação: este texto foi publicado no site WebArtigos, em 16 de julho de 2010 e pode ser encontrado na integra no link: http://www.webartigos.com/artigos/a-formacao-do-superego-e-suas-funcoes/42819/#ixzz4HGPTGmKU

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