sábado, 13 de agosto de 2016

Entre a serpente e a estrela: discussões sobre feminilidade



Autoras: 
Hellen C.Q.Freitas.
Hilda C.Q.de Freitas.
Letícia  S. M. Cunha

Investigações acerca do olhar psicanalítico sobre o feminino despertaram interesse a respeito da forma como se canta esse universo na música brasileira. Logo, o referido trabalho analisa a música de Zé Ramalho, A serpente e a Estrela, a partir dos textos Algumas consequências sobre a Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos (FREUD, 1925), Sexualidade Feminina (FREUD,1931) e Conferência XXXIII (FREUD, 1933), trazendo à tona três noções da feminilidade apontadas nessas obras freudianas: castração, mistério e amor.
Resumidamente, no início, o eu-lírico descreve imagens sobre o universo feminino caracterizado por brilho, mistério, dissimulação e certa dor, o que compreende estar entre “a serpente” e “a estrela”. Em seguida, revela um cenário de admiração vivenciado, a partir do qual a dor surge como uma ausência do ser amado – “duro feito um diamante” - tratando-se de dor dilacerante. Por fim, o eu-lírico se identifica como quem – no presente – esconde a dor e a esperança da chegada de “um bem querer”, embora conviva com a existência de um porvir no qual haja o retorno do devir por meio de um “semblante de mulher”. A seguir a obra de Zé Ramalho em todo o seu esplendor que serviu de inspiração:
Há um brilho de faca
Onde o amor vier
E ninguém tem o mapa
Da alma da mulher
Ninguém sai com o coração sem sangrar
Ao tentar revelar
Um ser maravilhoso
Entre a serpente e a estrela
Um grande amor do passado se transforma em aversão
E os dois lado a lado
Corroem o coração
Não existe saudade mais cortante
Que a de um grande amor ausente
Dura feito diamante
Corta a ilusão da gente
Toco a vida pra frente
Fingindo não sofrer
Mas no peito dormente
Espera um bem querer
E sei que não será surpresa
Se o futuro me trouxer
O passado de volta
Num semblante de mulher
 
(A serpente e a Estrela – Zé Ramalho)

_______________________________________
Observação: este texto foi apresentado em forma de painel no I Simpósio de Psicanálise da pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Pará, em 25 de novembro de 2015, segundo dia do evento. Caso haja interesse no resumo expandido do painel, por meio do comentário poderá ser posteriormente oferecido por email, já que os textos não foram publicados em uma plataforma virtual. Outras informações (como programação do evento, site da UFPA,, etc) podem ser constatadas no link: https://portal.ufpa.br/imprensa/evento.php?cod=1138




Nenhum comentário:

Postar um comentário